Dados de Nascimentos e Mortes no Brasil

Submitted by kaleu on Fri, 04/17/2020 - 20:39
Dados de Saúde

Aviso: Tutorial para programadores

Atuo muito com dados pela Datapedia. Hoje descobri como acessar dados detalhados de nascimentos e mortes no Brasil. É um pouco confuso o acesso via Datasus, mas segue o passo a passo:

Site para acesso aos arquivos

Acesse o site do Datasus: http://datasus.saude.gov.br/ e na seção “Serviços ao Cidadão”, acesso o quadro com o nome “Tabwin”:

Clique em tabwin para acessar os dados puros

Como acessar os arquivos

O formulário do site exibe os arquivos de cada categoria disponíveis no servidor .ftp do datasus. Os arquivos são a maioria em formato .dbc que vou explicar mais abaixo. Ambos os dados trabalhados aqui de nascidos vivos e mortalidade tem dados completos somente até 2017.

Nascidos Vivos

Contém uma linha por certidão de nascimento, naturalmente, não tem dados que identificam a pessoa, mas tem muitos dados de detalhados. Para baixar os dados de nascidos vivos, use as seguintes configurações:

dados de nascidos vivos

Segue mais detalhes:

  1. Caixa de seleção da fonte de informação;
  2. O grupo da informação que você quer ver, geralmente você vai com “dados”, mas vai precisar das informações auxiliares e de documentação também;
  3. A informação em si que quer baixar;
  4. O ano da informação, lembrando que 2018, 2019 e 2020 não há dados disponíveis;
  5. Escolha todos os meses;
  6. Escolha todos os estados;
  7. Clique em enviar. Você verá a tabela abaixo preenchida como a imagem abaixo:

arquivos .dbc

Mortalidade

Contém diversos dados das certidões de óbito, incluindo idade, sexo, escolaridade e raça da pessoa. Mas principalmente, a causa da morte utilizando a tabela de referência CID10. Acesse os dados com os seguintes parâmetros:

Dados de mortalidade no DataSus

.dbc para CSV

O @greatjapa fez um trabalho maravilhoso pra gente e criou um conversor do formato .dbc para .csv. Só seguir as instruções aqui: https://github.com/greatjapa/dbc2csv

print do readme do github

Tabela CID 10

A tabela de classificação das “doenças” adotadas pelo SUS está em um arquivo .dbf na documentação dos dados de óbito. Para simplificar, segue o CSV (tem algumas palavras estranhas, cortadas, sem acentuação, não consegui corrigir):

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1gZ3YrzGR3eFODFBVQAz4c_FokIKAyEqulZNjIDGH2iQ/edit?usp=sharing